História

Home / a ABSBH / História

O beisebol e o softbol são esportes muito populares e praticados em todo o mundo, principalmente na América do Norte, América Central, Caribe e no Extremo Oriente. No Brasil começaram há mais de um século, quando imigrantes japoneses trouxeram em sua bagagem luvas, bolas, tacos, além da paixão por estes esportes, cultivados e praticados por seus descendentes desde então.

Com essa paixão, em 2004 um grupo de amigos se formou em Belo Horizonte idealizando jogar softbol, e através de reuniões e encontros nasceu a associação. Destinado a possibilitar a prática regular do esporte pelos seus associados, e difundir para a população da cidade, em Janeiro de 2005 oficialmente é fundada a Associação de Beisebol e Softbol de Belo Horizonte (ABSBH).

Inicialmente se chamando Del Rey, a equipe da capital mineira era mista (homens e mulheres) e formada por, além de Brasileiros, Japoneses, Americanos e Venezuelanos, e desenvolvia suas atividades de forma recreativa.

 

384552_230204557059691_1575260387_n

Del Rey, a primeira equipe de softbol de Belo Horizonte

 

Por não possuir um campo adequado de softbol, entre 2005 e 2009 a única maneira de jogar era através das diversas viagens realizadas para cidades do interior mineiro para a participação em amistosos e torneios com outras equipes.

Em 2010, a ABSBH ousou realizar seu primeiro torneio de softbol em um campo de futebol da Sociedade Esportiva Cruz Azul no município de Contagem-MG, de forma improvisada e contando a com a grata participação da delegação de Ipatinga-MG.

 

Torneio ABSBH de Softbol em 2010

Torneio ABSBH de Softbol em 2010

 

Durante os primeiros anos de existência, passaram pelos campos de treino mais de 100 adultos e crianças amantes do beisebol e softbol, ou simplesmente curiosos e interessados em conhecer esses esportes pouco familiarizados entre os belorizontinos. O objetivo inicial de divulgar os esportes e proporcionar a prática ao maior número de pessoas possíveis foi alcançado com louvor.

Projetando melhorar as classificações da equipe nos próximos campeonatos, em 2011 o foco da equipe mudou, e uma Comissão Técnica profissional foi criada composta por jogadores experientes em beisebol/softbol e profissionais graduados em Educação Física pela UFMG, iniciando assim treinos de rendimento através de um trabalho com os atletas visando elevar o nível técnico e tático, para tornar a equipe mais competitiva.

Com este espírito de renovação, os associados sentiram a necessidade de fortalecer sua identidade visual, onde o time passa a se chamar “Beisebol BEAGÁ”, e com esta nova energia a equipe conquistou o 5º lugar no IV Torneio da Amizade 2011 da ABCESG em São Gotardo-MG, resultado até então inédito e expressivo para a ABSBH.

 

Equipe no Torneio de São Gotado

Equipe que conquistou o 5º lugar no IV Torneio da Amizade 2011 em São Gotardo-MG

 

Devido ao sucesso do 1° Torneio em 2010, em 2011 foi realizado o 2º Torneio ABSBH de Softbol, novamente na Sociedade Esportiva Cruz Azul no município de Contagem-MG, contando desta vez com a participação da delegação de São Gotardo-MG, equipe detentora do título de campeã do estado de Minas Gerais da modalidade em 2011. 

O ano de 2011 representou muito trabalho para a associação, que realizou eventos diversos como seletiva de novos atletas, clínicas/oficinas de beisebol em parceria com a Fundação FIAT e com a Sociedade Esportiva Cruz Azul, muitos encontros de confraternizações e viagens que só foram possíveis por contar com uma excelente equipe de apoio formada por pais, esposas, namoradas, familiares e amigos.

 

Preparativos para a clínica na Fundação Fiat em 2011

Preparativos para a clínica na Fundação Fiat em 2011

 

Esse modelo se manteve, e 2012 significou um ano repleto de atividades e conquistas para a ABSBH, tendo como novo espaço de treinamento o Clube 7 de Belo Horizonte, onde se realizou o 3º Torneio ABSBH de Softbol. Clínicas, oficinas, confraternizações, presença em vários torneios no interior, além da inédita participação no 6º Torneio Nacional Iniciante de Beisebol em Ibiúna-SP promovido pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol.

 

Beagá participa de torneio nacional de Beisebol

Beagá participa de torneio nacional de Beisebol

 

Essa mesma energia cerca 2013, que conta com elenco renovado e já acumula novas participações em torneios e amistosos. Nascem novos e ambiciosos projetos, seguindo ainda as metas traçadas desde a fundação da ABSBH, sua atual diretoria continua com grande satisfação trabalhando para fazer a divulgação e expansão não só das modalidades esportivas beisebol e softbol, mas também do espírito de Raça, Força e União como rege o grito de guerra do time.

 

Beagá em São Gotardo-MG em 2013

Beagá em São Gotardo-MG em 2013

 

Confira em breve a linha do tempo da ABSBH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *